quinta-feira, 8 de maio de 2014

GALGOS

Os Galgos

São sem duvida nenhuma dos seres mais belos do planeta Terra.

Nascidos para correr possuem um corpo esbelto e anatómica-mente perfeito para que possam atingir velocidades superiores aos 70km/h.

https://www.youtube.com/watch?v=RkhvTXA3_n4


Sem duvida sou  uma fã destes cães, não só pela velocidade mas por  ter tido o privilégio de sempre ter tido galgos em casa e naturalmente entrado no mundo viciante das corridas de galgos.

É com prazer que deixo aqui uma matéria simples que abre o véu sobre este desporto. Garanto contudo que muito há ainda por dizer e mostrar. 

http://leitor.expresso.pt/#library/expressodiario/08-05-2014d/caderno-1/temas-principais/03_tp-galgos-1

Mas os Galgos são bem mais que cães velozes são sem duvida grandes amigos, meigos e dedicados aos seus donos. 


Betelgeuse


Faz o meu pai parte da lista dos galgueiros anteriores ao 25 de Abril. Já nessa altura este era um desporto com algum dinamismo mas de recursos muito limitados. 

Hoje em dia e depois de 24 anos por estas lides longe vão os prémios aliciantes em que por corrida o vencedor levava para casa entre 1 a 2 libras em ouro.

Hoje em dia criar um galgo de competição quer de velocidade em pista (sprint ou tradicionais) ou mesmo para corridas de lebre ou caça corricão é apenas um gosto uma paixão.

Com a crise muitas foram as autarquias que deixaram de organizar estas provas ou diminuíram os seus apoios. 

É contudo de louvar aqueles que mesmo assim permanecerem firmes e foram transmitindo a sua paixão e desta forma chamando novos participantes.

Estão de parabéns a Federação Nacional de Galgueiros, as três principais associações galgueiras do País a Norte, Centro e Sul que gerem os seus campeonatos e todos os aficionados e criadores destes animais unicos.

Peço desculpa por apenas mencionar estas 4 entidades mas são aquelas em que as provas organizadas permitem apuramento para a grande final do campeonato nacional.


Um GALGO é um amigo para a vida :).







Sem comentários:

Enviar um comentário

Petição publica a favor das corridas de galgos!